Atualizado pós-edital

Câmara Municipal De Maceió (CMM)

Cargo: Apoio Administrativo '

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Método

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Sobre o edital

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Conteúdo do curso

Confira todo o conteúdo que será disponibilizado dentro do curso

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação pronominal. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

1 Noções de organização administrativa. 1.1 Centralização, descentralização, concentração e desconcentração. 1.2 Administração direta e indireta. 1.3 Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. 2 Ato administrativo. 2.1 Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. 3 Agentes públicos. 3.1 Legislação pertinente. 3.1.1 Disposições constitucionais aplicáveis. 3.2 Disposições doutrinárias. 3.2.1 Conceito. 3.2.2 Espécies. 3.2.3 Cargo, emprego e função pública. 4 Poderes administrativos. 4.1 Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. 4.2 Uso e abuso do poder. 5 Licitação. 5.1 Princípios. 5.2 Contratação direta: dispensa e inexigibilidade. 5.3 Modalidades. 5.4 Tipos. 5.5 Procedimento. 6 Controle da administração pública. 6.1 Controle exercido pela administração pública. 6.2 Controle judicial. 6.3 Controle legislativo. 7 Responsabilidade civil do Estado. 7.1 Responsabilidade civil do Estado no direito brasileiro. 7.1.1 Responsabilidade por ato comissivo do Estado. 7.1.2 Responsabilidade por omissão do Estado. 7.2 Requisitos para a demonstração da responsabilidade do Estado. 7.3 Causas excludentes e atenuantes da responsabilidade do Estado.

1 Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1.1 Princípios fundamentais. 2 Aplicabilidade das normas constitucionais. 2.1 Normas de eficácia plena, contida e limitada. 2.2 Normas programáticas. 3 Direitos e garantias fundamentais. 3.1 Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos, partidos políticos. 4 Organização político-administrativa do Estado. 4.1 Estado federal brasileiro, União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios. 5 Administração pública. 5.1 Disposições gerais, servidores públicos.

1 Noções do Sistema Operacional Windows (10 e 11). 2 MSOffice M365 (Word, Excel, Power Point, One Drive, Sharepoint e Teams). 3 Conceitos gerais de segurança da informação: proteção contra vírus e outras formas de softwares ou ações intrusivas. 4 Dados: conceitos, atributos, métricas, transformação de dados. 5 Ciência de Dados: governança da informação. 6 Lei nº 13.709/2018, e suas atualizações. 7 Lei nº 14.129/2021. 8 Lei nº 12.527/2011.

1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

  1. Características básicas das organizações formais modernas. 1.1 Tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização.
  2. Organização administrativa.
    • 2.1 Centralização, descentralização, concentração e desconcentração; administração direta e indireta.
  3. Gestão de processos.
  4. Gestão de contratos.
  5. Noções de processos licitatórios.
    • 5.1 Conceito, finalidades, princípios e objeto.
    • 5.2 Modalidades.
    • 5.3 Dispensa e inexigibilidade.
  1. O papel do Estado e a atuação do governo nas finanças públicas.
    • 1.1 Formas e dimensões da intervenção da administração na economia.
    • 1.2 Funções do orçamento público.
  2. Orçamento público.
    • 2.1 Conceito.
    • 2.2 Técnicas orçamentárias.
    • 2.3 Princípios orçamentários.
    • 2.4 Ciclo orçamentário.
    • 2.5 Processo orçamentário.
  3. O orçamento público no Brasil.
    • 3.1 Sistema de planejamento e de orçamento federal.
    • 3.2 Plano plurianual.
    • 3.3 Diretrizes orçamentárias.
    • 3.4 Orçamento anual.
    • 3.5 Outros planos e programas.
    • 3.6 Sistema e processo de orçamentação.
    • 3.7 Classificações orçamentárias.
    • 3.8 Estrutura programática.
    • 3.9 Créditos ordinários e adicionais.
  4.  
  1. Classificação de materiais.
    • 1.1 Atributos para classificação de materiais.
    • 1.2 Tipos de classificação.
    • 1.3 Metodologia de cálculo da curva ABC.
  2. Gestão de estoques.
  3. Compras.
    • 3.1 Organização do setor de compras.
    • 3.2 Etapas do processo.
    • 3.3 Perfil do comprador.
    • 3.4 Modalidades de compra.
    • 3.5 Cadastro de fornecedores.
  4. Compras no setor público.
    • 4.1 Objeto de licitação.
    • 4.2 Edital de licitação.
  5. Recebimento e armazenagem.
    • 5.1 Entrada.
    • 5.2 Conferência.
    • 5.3 Objetivos da armazenagem.
    • 5.4 Critérios e técnicas de armazenagem.
    • 5.5 Arranjo físico (leiaute).
  6. Distribuição de materiais.
    • 6.1 Características das modalidades de transporte.
    • 6.2 Estrutura para distribuição.
  7. Gestão patrimonial.
    • 7.1 Tombamento de bens.
    • 7.2 Controle de bens.
    • 7.3 Inventário.
    • 7.4 Alienação de bens.
    • 7.5 Alterações e baixa de bens.
  8.  
  1. Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização.
  2. Fundamentos, teorias e escolas da administração e o seu impacto na gestão de pessoas.
  3. Função do órgão de recursos humanos.
    • 3.1 Atribuições básicas e objetivos.
    • 3.2 Políticas e sistemas de informações gerenciais.
  4. Comportamento organizacional.
    • 4.1 Relações indivíduo/organização.
    • 4.2 Liderança, motivação e desempenho.
    • 4.3 Qualidade de vida.
  5. Competência interpessoal.
  6. Gerenciamento de conflitos.
  7. Gestão da mudança.
  8. Recrutamento e seleção.
    • 8.1 Tipos de recrutamento: vantagens e desvantagens.
    • 8.2 Técnicas de seleção: vantagens, desvantagens e processo decisório.
  9.  

Professores do curso

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